Assessoria em destaque: Saúde 2000

Julio Pacheco é referencia do Triathlon na Baixada

Há 10 anos a Baixada Fluminense, mais precisamente Nova Iguaçu, passava a fazer parte do mapa do triathlon. No final de 2008, cinco atletas da Academia Saúde 2000 começavam os treinos para a primeira etapa do Campeonato Estadual de Triathlon de 2009. Entre o início dos treinos e a prova-alvo, um duathlon marcou a estreia da Saúde 2000 em provas oficiais.

O treinador Júlio Pacheco lembra que a equipe chegou a ter um viés social, iniciando jovens da Baixada Fluminense na modalidade. O trabalho repercutiu positivamente na região e atraiu novos adeptos para o esporte.

“Sempre fui treinador de natação e tinha muita vontade de trabalhar com triathlon. Então idealizamos um biathlon indoor na academia e um dos alunos, o Ricardo Parga, acabou me pedindo para treiná-lo para triathlon. Assim que iniciamos, um amigo próximo, Diogo Mello, se incluiu nos treinos. Aí nasceu a equipe a Triathlon Saúde 2000. Com a participação de alguns atletas e empresários formamos um grupo em forma de projeto social. Vários jovens puderam vivenciar o esporte durante alguns anos. Tinham o aprendizado de natação, equipamento para pedalar e correr. Eles participavam de todo o calendário de provas da FTERJ. Esse trabalho gerou grande repercussão para nossa equipe e para o triathlon em Nova Iguaçu e Baixada Fluminense”.

Há 10 anos fazendo acontecer com amizade e união

O fato de estar longe dos chamados ‘points’, que concentram a grande parte dos triatletas amadores, como a zona sul e a Barra da Tijuca, nunca foi um empecilho ou motivo de desânimo para os atletas nem para o treinador. Pelo contrário, a piscina própria, de 25 metros, sempre foi um grande diferencial a favor da Saúde 2000.

“Proporcionamos todas as condições para o desenvolvimento e a prática da natação em nossa piscina na própria academia. Frequentemente incorporamos ao treinamento de natação os treinos em águas abertas que, além do treinamento físico, visa também questões de segurança e possíveis estratégias de prova. Aplicamos ensinamentos básicos para maior segurança pessoal de nossos atletas, durante as provas ou não. Esses treinos ajudam aqueles que não têm tanto convívio com o mar e querem participar das provas de triathlon ou travessias. Esses treinos são conduzidos pelo professor de Educação Física Roberto Simeão, que também é bombeiro do G-Mar”, conta Júlio, destacando a importância de se estar dentro de uma equipe para praticar o triathlon com segurança.

Saúde 2000 é o Triathlon na Baixada

Ainda de olho na segurança, a Saúde 2000 incentiva seus atletas de triathlon a fazerem treinos indoor de ciclismo, além de usar o espaço do Aeroclube de Nova Iguaçu, que fornece excelentes condições para treinos técnicos em ambiente mais controlado. Os treinos longos na estrada são feitos periodicamente com os atletas divididos de acordo com o nível técnico de cada um. A equipe mantém ainda uma parceria com uma loja que dá assessoria na compra de equipamentos e faz a manutenção nas bikes.

“Todo nosso trabalho é gerenciado por uma plataforma online, através da qual os atletas recebem seus treinos personalizados e ainda podem ser monitorados por GPS. Também promovemos regularmente encontros e palestras com profissionais de áreas relacionadas ao esporte, onde o atleta recebe orientações técnicas e informativas. E fazemos questão de manter contato constante com cada um do grupo, a fim de passar a melhor orientação possível”, conta Júlio.
O treinador conta que desafia cada um do grupo a treinar e a alcançar a melhor performance, mas sempre respeitando a vida cotidiana de cada um. O mais importante é o bem-estar que o esporte pode oferecer.

“Nos treinos ou provas, incentivamos uma saudável competição interna, que ajuda a quebra a tensão do dia-a-dia. E nesse sentido, contamos com nosso atleta e maratonista aquático, Dr. Ivan Nogueira Jr, ortocirurgião especializado em medicina esportiva para acompanhar a saúde dos nossos atletas”.

Como educador físico, Júlio Pacheco sabe que ter objetivos saudáveis além dos limites da vida profissional é importante para bem-estar de qualquer um. E segundo ele, o triathlon não é diferente de qualquer outro esporte quando se trata de resultado. Tudo é resultado de treino e disciplina.

Galera da Saúde 2000 invade o Recreio dos Bandeirantes

“A disciplina que se aprende ao seguir uma planilha de treinamento coerente se reflete em outros campos de nossa vida. Para quem se dedica, a prática do triathlon não traz mais compromisso, e sim mais equilíbrio. Durante esse tempo trabalhando com triathlon, tive a oportunidade de ver pessoas melhorando sua autoestima, se voltando mais para a família, trabalhando mais felizes. Várias vezes ouvi um ‘muito obrigado’ por levar a alguém estes benefícios. E isso é só inspiração para mim”, emociona-se Júlio.

Saúde 2000
Responsável técnico: Julio Pacheco (CREFI: 036936-G/RJ)

Os treinos são oferecidos na Academia Saúde 2000:
Rua Maria Laura 161, Moquetá, Nova Iguaçu

Contatos
www.academiasaude2000.com.br
www.triathlonsaude2000.com.br
Tel: (21) 98279-2739
Email: julioccp27@gmail.com
Face: @triathlonsaude2000
Instagram: @triathlonsaude2000

Jornalista responsável: Paulo Prudente (Mtb 20.644-RJ)