O que foi o Super Sprint e o Mixed Relay em Deodoro no dia 30/07 ?

Não consigo começar esse texto com outra palavra que não seja : SENSACIONAL !

O que se viu ontem no Parque Radical de Deodoro foi um show de triathlon. Show de disposição, show de alegria, show de estreias e o show a parte da tradicional torcida. Poder proporcionar tudo isso aos nossos atletas é o que move a Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro. Saímos desse evento com o coração transbordando de alegria e emoção.

Ver pessoas comuns que foram motivadas com o chamado dos atletas mais experientes, ver pessoas comuns que aventuraram-se em algo nunca feito anteriormente, ver pessoas comuns saindo do conforto do sofá para praticar atividade física. De verdade, e acho que posso falar isso em nome de todos os membros da Federação, esse foi o evento que mais nos encheu de alegria e carinho este ano. É com muita felicidade que retornamos para casa neste dia tão especial.

Tentando traduzir em palavras, vamos começar pelo Super Sprint. Essa é uma prova com distâncias menores, que serve tanto para os atletas que estão iniciando no esporte, que precisam se acostumar com as 3 modalidades juntas e treinar a transição, quanto para os atletas mais experientes, que gostam de colocar seu corpo a prova, nadando, pedalando e correndo no limite, chegando até a bater 110% de sua frequência cardíaca máxima. É o chamado coração na boca o tempo todo.

Desta maneira, de ponta a ponta, Bruno Brand venceu a prova com boa diferença para o segundo colocado, Igor Oliveira Batista. Renato Oliveira, Breno Fernandes e Anderson Machado completaram o podio. No feminino, não foi muito diferente … Daniele Dantas, que fez um depoimento emocionante ao vivo no Instagram do @triathlonrio, reinou na prova. Em uma disputa de metros (isso mesmo meus amigos, metros), Mirella Tavares cruzou a linha de chegada e, menos de 3 segundos depois, Maria Paula, de apenas 13 anos (vocês não leram errado, 13 anos e já disputa a ponta com os adultos!) cruza na sequência. Fabiana Souza e Aline da Rocha completaram o belo pódio feminino da prova.

Antes da largada do Super Sprint, tivemos a largada do Mixed Relay, prova composta por 4 atletas, onde cada um realiza um triathlon, nas distâncias de 350 metros de natação x 6 km de bicicleta x 2 km de corrida, obrigatoriamente na ordem homem – mulher – homem – mulher. 5 equipes largaram, sendo que uma delas tinha apenas 1 mulher e, sendo assim, ela fez duas vezes a prova para completar o revezamento. E já que estamos falando dela, por que não lembrar as façanhas de Rachel Tonietto, do time BLC Sem Mimimi? Na primeira parte, Rachel saiu pra correr sem o número de peito e, quando se deu conta (já com aproximadamente 400 metros de corrida), voltou tudo para buscá-lo na transição (pois a falta dele acarreta em desclassificação). Nessa hora, Sandra Kawasaki, time Sky Kamikase, que vinha logo atrás, disparou na frente. Mas Rachel foi buscar o prejuízo e deu tudo na corrida, chegando poucos segundos depois de Sandra na área destinada a troca de atletas. Vocês lembram que eu disse as façanhas de Rachel? Pois é …. na saída da T2, em sua segunda participação, ela quase sai pra correr de capacete! Tudo registrado e vocês podem conferir nas matérias que fizemos durante a prova, lá no nosso instagram (@triathlonrio pra quem ainda não gravou).

No Mixed Relay as equipes adotaram estratégias distintas. Algumas colocaram os atletas mais lentos primeiro e outras preferiram garantir melhores resultados logo de cara. Não deixem de conferir as imagens no instagram, onde tentamos falar com todos os atletas ao chegarem e com alguns enquanto aguardavam para iniciar suas participações. Tem também a gafe da Organização, mais precisamente desse que vos escreve, que esqueceu de olhar a bateria do telefone e acabou perdendo a chegada da primeira equipe ….. mil desculpas aos que estavam assistindo e aguardando aquele final de prova. Prometo que da próxima, já começo os trabalhos com um power bank ligado, mesmo que a bateria do telefone esteja cheia, como estava pela manhã. Certeza que vocês estão com saudades da Ana Lídia, eu sei …. fiquem calmos que em breve ela estará de volta conosco.

Durante a prova tivemos duelos na saída da natação, outros no ciclismo e alguns atletas buscando outros na corrida, mas finalizamos a prova da seguinte maneira :

  1. BLC Sem Mimimi : Elson Araujo Jr, Rachel Tonietto e Christian Smith (lembrando que a Rachel correu a segunda vez para completar) ;
  2. BLC Fast Furious : Bernardo Jannuzzi, Graciele dos Reis, Fabrizio Fernandes e Leda Miranda ;
  3. Equipe Kamikase : Tadeu Takao, Sandra Kawasaki, Rodrigo Souza e Agatha Santos ;
  4. Equipe Sky Tri Express : Marco Antonio Pires, Marina Araujo, Pedro Paulo Ferreira e Roberta Sarmento ;
  5. BLC 5am Club : Bruno Barata, Debora Biolchini, Bruno Adler e Ana Beatriz Biolchini.

Mais uma vez gostaria de ressaltar que estamos deveras felizes com o evento de hoje. É realmente gratificante ver a alegria e a emoção no rosto das pessoas ao terminar a prova, com aquela sensação boa da endorfina quando o dever está cumprido.

Muito obrigado a todos vocês atletas, familiares, amigos e fãs do esporte que estiveram conosco neste evento. Esperamos fazer sempre o melhor para todos os envolvidos no esporte e para o desenvolvimento dele.

Próxima parada? Dia 20/08, no Recreio dos bandeirantes, com a 2ª etapa do Campeonato Estadual de Triathlon. Bora lá fazer bonito e mostrar pro Mundo que o Rio de Janeiro é a capital nacional do triathlon !

Uma excelente semana e um grande abraço a todos.

 

RESULTADOS

Super Sprint

Mixed Relay

 

FOTOS

https://fotop.com.br/fotos/eventos?evento=59100