As provas que acontecem no Estado do Rio de Janeiro são organizadas por empresas independentes sob a chancela da FTERJ – Federação de Triathlon do Estado do Rio de Janeiro que tem a função de zelar pelo desenvolvimento da prática das modalidades sob sua jurisdição (triathlon, duathlon e aquathlon) de forma segura e em ambiente de lealdade competitiva com oportunidades a todos os participantes.
Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997:
Art. 67. As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependerão de:
I – autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas;
Estatutos: Art. 3° – A FTERJ, terá por finalidades:
I – administrar e dirigir no Estado de Rio de Janeiro o desenvolvimento da prática e a realização de competições do desporto Triathlon, em todas as manifestações formais, não-formais e de lazer: participação, estudantil, universitário, alto rendimento, praticado inclusive por portadores de necessidades especiais.
TIPOS DE PROVAS
Aqui são realizadas provas promocionais (de caráter recreativo) ou provas integrantes dos campeonatos estaduais (oficiais), que tem por objetivo ranquear os atletas e habilitá-los à participação em campeonatos brasileiros, mundiais ou mesmo das Olimpíadas, de acordo com a jurisdição de cada entidade envolvida:
As provas promocionais (recreativas) são de grande importância para o desenvolvimento do Triathlon, pois servem para que os participantes conheçam suas potencialidades e definam seus objetivos pessoais, ou seja, se querem apenas participar de um evento saudável e que proporciona qualidade de vida e integração social ou se querem trilhar caminhos esportivos mais ousados.
As provas promocionais podem conter regulamentos específicos visando o objetivo dos promotores, mas as provas oficiais devem priorizar o formato técnico adequado de acordo com o regulamento a ser aplicado em nivel estadual, brasileiro ou mundial.
Cabe ao organizador, definir o formato exato de uma competição, de acordo com o que foi exposto anteriormente. Ela pode ser a) promocional; b) oficial e exclusiva para atletas federados ou c) oficiais e abertas para federados ou avulsos (open).
DECISÃO
Então você só precisa decidir;
1) Quero apenas me divertir, em um ambiente seguro, fazer novas amizades…
Nem preciso me registrar e pagar a anuidade.
2) Quero somar pontos em meu ranking, disputar o Campeonato Estadual e, quem sabe, me habilitar para o Campeonato Brasileiro com provas em outros estados e, quem sabe, participar de alguma prova do mundial fazendo uma viagem internacional interessante…
Vou me registrar e pagar a anuidade
Seja qual for a sua escolha, você precisa “ficar de olho” no nosso calendário, estar atento às datas de abertura e encerramento das inscrições, acompanhar as notícias que publicaremos sobre o evento, etc.
SE VOCÊ NÃO SE FEDERAR
Se você optar por participar das provas apenas de forma recreativa, sem preocupações com ranking, campeonatos e apenas para manutenção de saúde, confraternização, etc. saiba que sua presença é muito importante para o Triathlon. Além de contribuir financeiramente para a produção das provas, que envolvem custos expressivos, você ajuda a disseminar a modalidade e a influenciar novos praticantes, e é justamente nessa massificação que surgem as possibilidades de identificação de novos talentos.
Além disso você disputa a premiação da prova em troféus e medalhas em igualdade de condições com os atletas federados, o que acaba contribuindo para a melhoria da performance de todos.
Ressaltamos apenas o fato de que em caso de participar como avulso (sem se federar), você não poderá optar pelas categorias de alto-rendimento e competirá exclusivamente na sua faixa de idade.
Seja muito bem vindo e aproveite plenamente os momentos inesquecíveis que o esporte proporciona e, em especial, o Triathlon, que reúne três das modalidades mais consagradas no programa Olímpico.
SE VOCÊ SE FEDERAR
Mas se você decidir se federar, precisará preencher um formulário eletrônico no nosso sistema on-line e efetuar o pagamento da anuidade. A partir daí, seus resultados somarão pontos para o ranking estadual e, ao final do ano, serão apurados os campeões nas diversas modalidades e em todas as categorias.