Acreditamos que a maioria de vocês saiba todo esforço que despendemos para a realização do Rio Endurance Triathlon PRO 2024, no dia 05/05.
Desde sempre fomos pelos meios legais, através da CPE, que é o documento eletrônico da Prefeitura do Rio de Janeiro, onde todos os Órgãos envolvidos dão seu parecer sobre a solicitação. Sub Prefeitura, CET-Rio (responsável pelo trânsito no Município do Rio), Guarda Municipal, Comlurb, Coordenadoria de Eventos, Secretaria de Esportes, além de Polícia Miliar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, entre tantos outros.
Logramos êxito em todas essas questões e nosso processo foi para a emissão do alvará de funcionamento.
Na última sexta feira, existiu mais uma reunião sobre os eventos que acontecerão no dia 05/05 (2 corridas de rua e a nossa prova, que até então era a mais concreta de todas). Mexe daqui, mexe dali, arruma o percurso, pois em função do concurso público federal unificado que acontecerá no mesmo dia 05/05 não poderíamos deixar as duas pistas da Av. Rodrigues Alves fechadas (cabe aqui um agradecimento especial ao nosso amigo Flavio Cretaro, que deu a solução para o impasse naquele momento) e seguimos para o final de semana com esse ajuste a ser feito.
Ontem, depois de iniciarmos as tratativas com a CET-Rio para esse ajuste de percurso, recebemos uma ligação da Coordenaria de Eventos informando que nosso evento tinha sido indeferido, pois a RioTur (pasta de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro) solicitou a área de nossa prova para estacionamento dos ônibus que virão para o show da Madonna, que será realizado na Praia de Copacabana, na noite do dia 04/05. É válido lembrar que fizemos exatamente essa consulta a CET-Rio um mês atrás, mas nem eles tinham essa informação quando autorizaram a prova.
Fazer evento em espaço público é estar sujeito a essas intercorrências. Foram 15 meses de trabalho dedicados a esse evento, para entregar o melhor aos atletas, treinadores, familiares, amigos e amantes do esporte, mas ainda somos muito pequenos no Rio de Janeiro para ter a importância de brigar com um evento que teve a injeção de R$ 10 milhões da Prefeitura do Rio.
Sem autorização da Prefeitura e com o Rio de Janeiro no CTI por conta desse show, o Rio Endurance Triathlon PRO está transferido para o dia 08/09, junto com a terceira etapa do Campeonato Estadual de Triathlon do Rio de Janeiro. Todos os atletas inscritos para maio automaticamente estão garantidos para setembro. Nos próximos dias divulgaremos como funcionará a dinâmica de setembro.
Logicamente haverá ainda a possibilidade de cancelamento e devolução da importância paga, de acordo com as regras da plataforma Ticket Sports, pois a totalidade dos recursos captados encontra-se com esta empresa, sem que tenha havido qualquer repasse financeiro para nós. Enviaremos e-mail a TODOS os inscritos com as orientações necessárias para isso ainda nesta semana.
Não era a notícia que gostaríamos de dar no dia de hoje, mas é parte do nosso trabalho. Estamos profundamente chateados com tudo isso e podemos garantir que trabalharemos muito mais, para entregar um evento ainda melhor a todos.
Um grande abraço, uma excelente semana de treinos e até a próxima.